fbpx

Mil Folhas de Bacalhau

INGREDIENTES

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 3 dentes de alho picados

– 1 cebola pequena picada

– 3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado

– 2 xícaras (chá) de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

– 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso

– Sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picada a gosto

– 1kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas finas, temperadas com sal, pimenta do reino e páprica doce a gosto

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 1 e ½ colher (sopa) de amido de milho

– 1 e ½ xícara (chá) de leite

MODO DE PREPARO

Em uma panela, no fogo médio, coloque a manteiga, o alho picado, a cebola, o pimentão vermelho sem as sementes e refogue por aproximadamente 3 minutos. Acrescente o bacalhau e misture bem. Em seguida acrescente o amido de milho e, aos poucos, o leite, mexendo sempre até engrossar.

Apague o fogo e incorpore o requeijão cremoso, sal, pimenta-do-reino moída e salsinha. Em seguida, em uma forma de fundo falso untada com manteiga, disponha 1/3 das rodelas de batata temperadas, arrumando a camada para ficar lisa e uniforme. Coloque metade do creme de bacalhau sobre as batatas, arrume mais 1/3 das rodelas de batata temperadas. Sobre esta camada coloque a outra metade do creme de bacalhau e termine a última camada com o restante das rodelas de batata temperadas.

Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar em forno alto pré-aquecido a 220° C por aproximadamente 45 minutos. Retire a forma do forno, descarte o papel alumínio e distribua 2 colheres de manteiga sobre a torta. Leve para o forno novamente por mais 30 minutos (220º C) ou até dourar. Espere esfriar um pouco para desenformar e sirva em seguida com cebola e pimentão vermelho refogados no azeite, azeitona preta e salsinha.