fbpx

Fondue Rápido

FONDUE DE QUEIJO
Ingredientes

  • 100g de queijo gruyére – 1 pitada de noz moscada
  • 150g de queijo estepe ou emmental – 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 dente de alho – 180ml de vinho branco seco

Preparo
Antes de levar ao fogo, rale os queijos em um recipiente e, em outro, dissolva o amido de milho no vinho branco. Passe o dente de alho nos lados e no fundo da panela e deixe-o inteiro na mistura para incorporar o sabor. Leve a panela ao fogo baixo com os queijos e a mistura líquida, acrescentando a noz moscada. Misture e continue mexendo até fundir totalmente o queijo e ganhar uma consistência homogênea, logo após levantar fervura. Os pães de casca mais firme são ótimos acompanhamentos, mas você pode usar a criatividade e combinar com carnes e legumes, por exemplo.
OBS: é possível utilizar outros tipos de queijo como o provolone ou gouda, por exemplo. Mas o ideal é escolher aqueles com mais maturação, pois ficam cremosos quando derretidos.

FONDUE DE CHOCOLATE
Ingredientes

  • 200g de creme de leite (uma caixinha)
  • 300g de chocolate ao leite ou meio amargo (pode misturar os dois se preferir)
  • 1 colher de sopa de conhaquePreparo
    Coloque o creme de leite em um refratário que vá ao microondas e leve para aquecer, mas sem deixar ferver. Retire o refratário do microondas e adicione o chocolate picado em pedaços, mexendo até que ele derreta com o calor do creme de leite. Adicione o conhaque e leve ao microondas mais um pouco para aquecer. Sirva com suas frutas favoritas – morango, uva e banana são ótimas combinações.
    OBS: se não quiser usar o microondas, basta fazer o mesmo processo com um recipiente em banho maria.